2.4.08

Matematicos Tricotando o CAOS

Dois matemáticos da Universidade de Bristol, Hinke Osinga e Bernd Krauskopf, representaram as equações de Lorenz em croché. Foram necessários 25,511 pontos e oitenta e cinco horas de trabalho para completar um modelo que descreve o comportamento dinâmico de sistemas complexos – como determinados fenómenos meteorológicos, por exemplo.

A ideia surgiu há dois anos atrás, nas férias do Natal, quando Osinga, que aprendeu croché aos 7 anos de idade, estava a fazer motivos hexagonais para descontrair. Krauskopf perguntou-lhe porque não usava o croché para fazer alguma coisa útil. Foi, assim, tomando forma uma estrutura representativa das equações de Lorenz, suportada por fio de metal.

“Imagine-se uma folha a boiar num rio turbulento e a forma como se desloca, ora para a esquerda, ora para a direita, quando se aproxima de uma rocha, algures na corrente do rio. Aquelas folhas que ficam presas na rocha seguiram, provavelmente, um caminho único. Cada ponto neste padrão em croché representa uma folha presa numa rocha”, declara Osinga.

Agora, Osinga e Krauskopf oferecem uma garrafa de champanhe a quem esteja disposto a executar o padrão do modelo criado, publicado no jornal «Mathematics Intelligencer».

Fontes: (Pé de Flor e BBC News).

Um comentário:

Leticia disse...

Humm... O link de equações crochetadas que eu tinha era outro. Vou achar aqui pra te passar...